Sobre nós

A minha foto
Olá ! Somos a Adília , o Daniel , a Daniela , o Fernando , a Gisela e o João . E estamos aqui para tentarmos fazer a diferença !

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alguns Transtornos Mentais na Adolescência

 Transtornos do Humor

É o grupo onde se incluem as doenças depressivas, de certo modo comuns na adolescência, acompanhadas das mais diversas manifestações. Podem apresentar humor deprimido (tristeza) acentuado ou irritabilidade (que por si só pode ser manifestação normal da adolescência), perda de interesse ou prazer em suas atividades, perda ou ganho de peso, insônia ou excesso de sono e abuso de substâncias psicoativas (mais comumente álcool, porém até outras drogas). O tratamento desses transtornos envolve o uso de fármacos (antidepressivos), associados a psicoterapia.
 
Transtorno Bipolar (mudanças súbitas de humor)

    Transtornos Alimentares 

Onde se incluem a Bulimia (ataques de "comer" compulsivo seguidos, muitas vezes, do ato de vomitar) e Anorexia (diminuição intensa da ingesta de alimentos). A pessoa demonstra um "pavor" de engordar, tomando atitudes exageradas ou não necessárias para emagrecer, mantendo peso muito abaixo do esperado para ela. O tratamento desses transtornos envolve uma equipe multidisciplinar (psiquiatra, nutricionista), fármacos antidepressivos e psicoterapia, necessitando em alguns casos de intervenções na família.
                                     


   



Transtornos de Ansiedade

Pessoas que vivem com um grau muito intenso de ansiedade, chegando a ter prejuízos no seu funcionamento, por exemplo social, em decorrência dessa ansiedade. Pode aparecer na adolescência sob a forma de ansiedade de separação, geralmente dos pais, aparecendo em adolescentes que não conseguem manter atividades sem a presença dos mesmos. São extremamente tímidos, e muitas vezes, não conseguem obter prazer em quase nenhuma atividade fora de casa. O tratamento envolve basicamente psicoterapia, podendo-se recorrer a alguns fármacos como coadjuvantes.

   
   Transtornos Psicóticos

Nessa fase da vida muitos transtornos psicóticos, por exemplo a esquizofrenia, iniciam suas manifestações. Esses transtornos são graves, muitas vezes necessitam internação hospitalar e são caracterizados por comportamentos e pensamentos muito bizarros e distorcidos frente a realidade. O tratamento baseia-se em psicoterapia de apoio e fármacos antipsicóticos. São transtornos, em sua maioria, cronificantes, principalmente se não tratados.
    
   Suicídio na Adolescência

Muitos transtornos da adolescência podem se manifestar com comportamento suicida. Tentativas ou ameaças de suicídio podem aparecer. Alguns comportamentos de exposição e risco (dirigir em alta velocidade ou embriagado, envolvimento em brigas ou em atividades de risco, entre outras) também podem ser sinais de comportamento suicida na adolescência, mesmo sem a manifestação explícita dessa intenção.

Tirado daqui

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Teste - Vê se estarás em princípio de uma depressão

Faz o seguinte teste para saber se tu (ou alguém da tua família ou um amigo) poderás estar deprimido.

Durante a maior parte do tempo das duas últimas semanas:
• sentiste-te triste, preocupado ou aborrecido?;
• sentiste que sua vida era monótona, sem possibilidades de melhorar?;
• tens tido crises de choro?;
• ficaste irritado(a) com coisas pequenas que antes não te perturbavam?;
• não te divertes mais com os teus passatempos ou actividades que
antes te alegravam?;
• sentiste falta de autoconfiança ou sentiste-te fracassado?;
• tens dificuldade para dormir, ou tens dormido muito?;
• tens dificuldade de concentração ou em tomar decisões?;
• tens menos interesse em sexo do que antes?;
• tens pensado em morte e/ou suicídio?

Por favor, entra em contacto com o teu médico ou psicólogo, IMEDIATAMENTE, caso tenhas respondido afirmativamente à última pergunta. Se tiveres respondido "sim" a quatro dessas perguntas, tu possivelmente estás com depressão. O primeiro passo no tratamento desses sintomas é conhecer a causa. Efeitos físicos e mentais da depressão - A maior parte de nós pensa em tristeza quando se fala em depressão. Mas também há outros efeitos físicos, mentais e emocionais. Muitos deprimidos sentem-se desamparados, como se essa tristeza essa situação fosse durar para sempre. Sentem-se sem energia e sem interesse pela vida. É difícil imaginares-te sentindo novamente alegrias ou emoções, mesmo que quase todos os deprimidos apresentem melhoras. Alguns deprimidos podem sofrer de ansiedade. Outros isolam-se e ficam menos sociáveis. Podem ficar mal-humorados e difíceis de agradar. Ninguém faz nada direito.

Jovens portugueses são os que sentem mais pressão com trabalho escolar - Estudo da Organização Mundial de Saúde de 29 Julho 2008

Os jovens portugueses de 15 anos são os que sentem maior pressão com o trabalho escolar num conjunto de 41 países analisados num estudo da Organização Mundial de Saúde divulgado na Escócia.
 
A análise, desenvolvida pela Rede Europeia "Health Behaviour in School-aged Children", da qual Portugal faz parte, incide em 204.534 adolescentes entre os 11 e os 15 anos de 41 países.
 
Do total de jovens inquiridos em 2006, 3.919 são portugueses (1.886 rapazes e 2.025 raparigas).
 
Segundo o documento sobre "desigualdades na saúde dos jovens", 73% das raparigas e 61% dos rapazes com 15 anos sentem-se muito pressionados e stressados com o trabalho escolar, percentagens que colocam Portugal no topo da tabela logo seguido da Escócia e da Inglaterra.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Nervosismo ..!

Amanhã é dia de mais uma avaliação ! Vou ver se mais tarde consigo postar aqui o trabalho que vamos apresentar , em movie maker, á turma . A verdade é que este período foi bastante frustrante , mas o próximo vai ser melhor ! :D

Posteres

Olá ! :)

Bem, fizemos uns posteres , que espalhamos pela escola, afim de informar a comunidade escolar da nossa ''existência''.











Que tal? Dêem-nos a vossa opinião !

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

! Aviso !

Os comentários aqui postados a pedirem conselhos e ajuda , não vão ser publicados . Para mantermos a privacidade de cada pessoa .

Top 10 Filmes - Transtornos Mentais

Encontramos recentemente , neste blog , pela Drª. "Deb" um magnifico post sobre o top 10 dos filmes que melhor retratam os transtornos mentais . Decidimos então fazer uma transcrição do conteúdo (o blog está em inglês ) , para vos mostrar a escolha da ''Drª. Deb" :

"Eu adoro ver filmes. A experiência cinematográfica não só entretém como também informa.  Aqui está o meu topo 10 com filmes que retratam os transtornos mentais e a psicoterapia de forma realista.


1.) Ordinary People  (Depressão) :

          É o meu filme favorito de todos os tempos, pois retrata a experiência humana da perda , tão bem, além de expor a psicoterapia de uma forma realista. Estréia na direção de Robert Redford. Mary Tyler Moore, Donald Sutherland, Judd Hirsch e Timothy Hutton estão maravilhosos nas suas performances.
.



2.) A Beautiful Mind (Esquizofrenia) :

A verdadeira história do Prêmio Nobel John Nash é contada neste filme premiado. Russell Crowe e Jennifer Connelly estão brilhantes. Dirigido por Ron Howard.



3.) The Solaist (Esquizofrenia) :
Esta é a história real de Nathaniel Anthony Ayers, um ex-estudante da [escola de artes performáticas] Julliard, que cai nas profundezas da esquizofrenia. Quando o jornalista, Steve Lopez, faz amizade com ele, o mundo de ambos muda. As questões éticas do tratamento da doença mental são retratadas de forma realista. Robert Downey Jr. e Jamie Foxx oferecem grandes desempenhos.



4. Canvas (Esquizofrenia) :
Um jovem rapaz acompanha um episódio psicótico da sua mãe com a ajuda do seu pai e dos seus amigos. Joe Pantoliano, Marcia Gay Harden e Devon Gearhart são inspiradores para assistir.


5. Bird (Abuso de Substâncias / Distúrbios Alimentares) :
A verdadeira história de Charlie "Bird" Parker lenda do Jazz, e as suas lutas com a doença mental. Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Forest Whitaker. Trilha sonora fantástica.
6. Rain Man
 (Autismo)
Dustin Hoffman oferece um desempenho premiado como um homem com autismo e Tom Cruise como o irmão que não o entende.

7. Fearless 
Jeff Bridges está inesquecível como um sobrevivente de um acidente de avião, assim como Rosie Perez, neste conto do trauma emocional, perda e recuperação.
8. Lars And The Real Girl 
( Fobia Social)
Este filme prendeu-me com a sua narrativa comovente de um jovem que vive  numa comunidade rural de Minnesota. Ryan Gosling e Emily Mortimer estrelam.

9. A Lion In Winter (Transtornos de Personalidade, Disfunção Familiar) :
Transtornos de personalidade diversos, bem como mecanismos de defesa adaptativos vistos frequentemente em disfunções familiares são apresentados em linguagem vívida e performática de tirar o fôlego. Peter O'Toole, Katherine Hepburn e um jovem Anthony Hopkins deslumbram neste premiado filme. É antigo mas é muito bom - e é baseado na vida do Rei Henry II.
OBS: não encontrei o trailer do filme, apenas um trecho.
10. The Night Listener ( Transtorno factício) :
Robin Williams e Toni Collette retratam uma história verdadeira, baseada nas experiências do autor Armistead Maupin e na sua conexão com um misterioso rapaz.

Há tantos mais que eu poderia citar, mas estes são os meus favoritos. Acessa os sites Psychmovies e Cinematherapy.com para obter mais sugestões de filmes. "


Aqui encontramos uma excelente selecção de filmes sobre o tema do nosso projecto ! Os nossos favoritos variam entre "A beautiful Mind" e o "Fearless" , mas são todos filmes incríveis , com uma realização muito boa. 
Mas a verdade é que não passam de filmes , aos quais podemos mudar os finais , enquanto que na vida real as coisas tornam-se bastante diferentes. Mas nós estamos aqui , prontos a ajudar-vos !

:)





sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O que é um Transtorno Mental?

   Entende-se cientificamente , Transtorno Mental  ou Perturbação Mental como um estado doentio que traz sofrimento e/ou prejuízo para a pessoa e/ou para a sociedade .
   Portanto um transtorno mental será então uma doença, que tal como uma doença do foro físico, tem sintomas que podem afectar mais ou menos quem sofre dela.
   Mas ciência à parte, as perturbações/transtornos mentais são algo que hoje em dia afecta cada vez mais pessoas, principalmente jovens da nossa geração. É algo que na nossa sociedade é visto como um tabu, um bicho de sete cabeças sobre o qual nem toda a gente está informada, e que nem sempre é fácil de aceitar quando nos toca a nós ou a alguém próximo de nós.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Apresentação

   Olá a todos,

   Nós somos um grupo de alunos do 12ºA de Área de Projecto da Escola Secundária Dr.Júlio Martins, em Chaves.

   Bem, nós decidimos criar este blog porque achámos que seria uma ideia inovadora podermos expor os nossos progressos, neste nosso projecto, na Internet e ao mesmo tempo podermos ajudar a fazer desaparecer algumas dúvidas que possam surgir, a quem visitar esta página, sobre este tema que é o dos Transtornos/Perturbações Mentais.

   Por este facto, mostramo-nos disponíveis para responder a todos os comentários e perguntas que nos sejam colocados, e comprometemo-nos a dar respostas de forma clara e rápida de maneira a que não fiquem dúvidas aos nossos visitantes.

   Agradecemos pela atenção e esperamos que este blog possa ajudar quem precisar da nossa ajuda.

   Com os cumprimentos de todos os elementos do grupo, responsáveis pela criação do Blog:

  • Adília Nunes
  • Daniel Oliveira
  • Daniela Patrícia Alves
  • Fernando Pinto
  • Gisela Rodrigues
  • João Luís Borges